quarta-feira, 6 de maio de 2009

Terceira aula de TAE LP



Eu não pude estar presente na terceira aula de TAE LP do dia 30/04, mas durante o final de semana entrei em contato com minhas amigas e elas me informaram tudo o que tinha acontecido durante a aula e também me contaram sobre os trabalhos a serem realizados posteriormente.
Eu já tinha lido o texto: Processos iniciais da leitura e escrita e com a explicação que as meninas me deram, pude me situar melhor no que tinha acontecido durante a aula.
O professor Ivan falou sobre como a alfabetização evoluiu durante a história, destacou a importância do professor considerar que o aluno já chega na escola com uma leitura de mundo, pois a interação dessa criança com o mundo já ocorre muito antes dela entrar no ambiente encolar, também citou o quanto é importante iniciar o processo de alfabetização com o nome da criança, pois isso ajuda a reafirmar a questão da identidade.
Nessa aula também foi passado um trabalho para ser feito em grupo, em que cada grupo teria que desenvolver atividades para que determinadas habilidades fossem desenvolvidas. Cada grupo teria que realizar essa tarefa com uma faixa etária, e o grupo que eu fui colocada ficou com crianças de 3 anos.
Confesso que me senti um pouco insegura para realizar este trabalho, pois mesmo estando no quinto período, muitas vezes acho que não consigo realizar determinadas tarefas. Porém, estou aqui para aprender mesmo, e nada melhor do que essa atividade para que eu possa detectar o que estou fazendo certo e o que estou fazendo errado!

Beijos e até logo!!

Um comentário:

  1. Boas percepções! O trabalho com o portfólio permite, inclusive, que mesmo a distância, vocë possa contribuir para o debate. Precisamos lançar mão deste recurso para nos auxiliar nestas situações.

    ResponderExcluir