quarta-feira, 6 de maio de 2009

Segunda aula de TAE LP



Na segunda aula de TAE LP, o professor Ivan dividiu a turma em grupos para lermos o texto: Construindo o Portfólio eletrônico. Como cada aluno teria que criar um blog e nesse blog, construir um portfólio eletrônico, a leitura do texto foi bastante proveitosa.
Falamos sobre a função do portfólio eletrônico e também vimos o que era avaliação formativa. Achei muito interessante poder estudar sobre esse tipo de avaliação e ao mesmo tempo construir um portfólio eletrônico, que é uma das maneiras de se utilizar da avaliação formativa.
Nunca tinha ouvido falar nesse tipo de avaliação, e acho que é exatamente a prática dela que está faltando nas escolas. Como aluna, sempre me senti prejudicada pelos métodos que os professores utilizavam como forma de avaliação. A prova nem sempre era a melhor oportunidade que eu tinha para expor o conhecimento adquirido, pois a forma que ela era aplicada, não avaliava nem a mim, nem o restante dos alunos como um todo, e acabava sendo usada como um instrumento de força/poder do professor com o aluno.
Com a avaliação formativa, o aluno é avaliado durante todo o processo de aprendizagem, tendo a oportunidade de aprender com seus erros e de construir junto com o professor o seu conhecimento.

Um comentário:

  1. Nayara, suas reflexões retratam a necessidade que temos de construir uma nova forma de avaliar, de pensar os processos de formação de professores, inclusive. Esperamos que, a partir da vivência de formas alternativas de avaliar, possamos contribuir para que vocës, futuros pedagogos, no exercício da profissão, possam fazer a grande diferença rumo à qualidade da educação básica.

    ResponderExcluir