terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese do curso e Avaliação do Portfólio

Ufa... Nem acredito que estou fazendo minha última postagem. Ao mesmo tempo em que me sinto aliviada, me sinto um pouco triste também, porque afinal de contas há seis meses me tornei uma blogueira e por isso penso seriamente em levar esse blog à frente. Não sei se farei postagens sempre, mas tenho certeza que sempre estarei por aqui relembrando tudo que produzi.
Esse blog foi criado como forma de avaliação da disciplina Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa I, ministrada pelo professor Ivan, para que tivéssemos um espaço para construirmos um portfólio eletrônico. Hoje, depois de ter vivenciado todo o curso, posso afirmar que foi muito valida essa experiência, pois pude aprender uma forma de avaliação diferenciada, participando ativamente dela. É lógico que encontrei diversas dificuldades ao longo do caminho, mas acredito que todos tenham passado por isso também. Um fato que me chamou bastante atenção na construção do blog foi que tínhamos que refletir sobre todos os textos trabalhados em sala e isso me ajudou MUITO na hora de me organizar, pois esse período eu me inscrevi em 11 disciplinas e tinha momentos que eu pensava que ia enlouquecer de taaaaanta coisa que eu tinha pra fazer.
A disciplina tinha como objetivo estudar como se dava o processo de alfabetização nas crianças de 0 a 6 anos, nos dando a possibilidade de conhecermos alguns de seus conflitos e hipóteses. Essa disciplina foi de fundamental e extrema importância para a minha formação, porque durante esse curso pude compreender que alfabetizar uma criança não é tão simples como eu imaginava, e sim um caminho longo e continuo que não depende somente da criança, e sim do professor, da sua família e do ambiente escolar e familiar dessa criança.
Eu gostei de todos os textos trabalhados, e confesso que enfrentei certa dificuldade para compreender alguns, porém como disse antes, todos foram fundamentais para que eu pudesse enxergar pontos cruciais da alfabetização, por isso, posso afirmar que a disciplina alcançou seus objetivos Quero aproveitar esse espaço para parabenizar o professor pela idéia e pela motivação. Sei o quanto ele ficou atarefado, já que a quantidade de alunos era enorme, mas mesmo assim ele se preocupava com a construção de conhecimento de cada um. Eu sei que algumas vezes reclamei com ele por ter meu blog “abandonado” por uns tempos, mas reconheço e lhe dou méritos pela iniciativa.
Bom, quero me despedir (mesmo que temporariamente) de todos, agradecer pelos comentários, agradecer a todos que me ajudaram e dizer que termino essa disciplina bastante satisfeita com o resultado obtido. Agora vou pensar no que vou fazer durante minhas férias... rs...eu também sou filha de Deus e com certeza mereço esse descanso tão esperado!!
Novamente um agradecimento especial ao professor Ivan, que dedicou tanto tempo para mim e para meus colegas de curso. Confesso que durante a graduação, eu nunca tive um professor tão dedicado como ele!

Um grande beijo a todos e vamos que vamos ....é o sexto período nos chamando!!!!

2 comentários:

  1. O bom é olhar para trás e vermos o quanto somos capazes de avançar, de mudar... Assumir este compromisso é de grande coragem!! Parabéns por também acreditar na " nossa loucura " de fazermos diferente e de fazermos " a diferença!

    Fico muito feliz que tenha fechado com êxito o semestre!! Nossa proposta foi encerrada com alcance dos objetivos por vocês e por mim!! Acreditar que é possível fazermos a diferença é que faz com que avancemos na direção de uma educação de qualidade e que leve os alunos a aprender!!
    Que ótimo que se tornou um " blogueira " e vai dar continuidade ao BLOG!!! Vamos nos encontrar muito!! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Você fechou numa só postagem a Síntese e a Avaliação. Uma boa decisão!! E, o melhor, tomou esta decisão sozinha!! eheheh

    ResponderExcluir