O texto “Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem” de Emilia Ferreiro foi escrito baseado na Teoria de Piaget e a partir daí irá tratar do desenvolvimento da leitura e da escrita explicando como se dá o processo de construção de conhecimento por parte da criança.
Para Emilia Ferreiro, a criança já chega à escola com sua leitura de mundo e devido a isso, tudo aquilo que for produzido por ela deve ser devidamente interpretado e valorizado, pois as crianças são capazes de construir hipóteses sobre como se dá a leitura e a escrita antes mesmo de começarem o processo formal de construção e aquisição dessa leitura e escrita.
Quando a criança está sendo alfabetizada, ela passa por diversos dilemas e questionamentos que farão com que ela precise do auxilio de um adulto ou de uma criança mais experiente para conseguir resolver essas questões e por isso é de extrema importância que a criança no seu cotidiano esteja em contato com textos, palavras e materiais que façam parte da forma escrita, possibilitando que ela participe de várias experiências com textos do dia-a-dia, o que também poderá ser aproveitado pelo professor no processo de construção de uma aprendizagem significativa.
A alfabetização é um processo interno que acontece de forma diferenciada em cada indivíduo e essa diferenciação se dá de acordo com o estímulo que cada pessoa recebe e por isso precisamos levar em consideração à condição social da criança e buscar sempre utilizá-la no processo de construção da escrita.
A alfabetização ainda é um grande desafio para nós professores pois devemos compreender a lógica da criança, utilizá-la no processo de alfabetização e estimular a criança a avançar a todo o momento, sempre respeitando o seu tempo para que assim essa criança possa se sentir e de fato tornar-se um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estas últimas reflexões ficaram muito boas! Apenas senti falta de uma relação com a prática e a inserção de algum vídeo ou imagem que fizesse algum gancho com a discussão.
ResponderExcluir