segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aula do dia 18 de junho de 2009

Olá amigos,

bom como falei antes, eu não iria demorar para aparecer aqui novamente. Esta postagem é para falar sobre a aula do dia 18 de junho, que infelizmente não pude comparecer porque tinha um exame importante marcado pra esse dia.

Nesta aula foi estudado o texto "Práticas de Linguagem Oral e Alfabetização Inicial na Escola: Perspectiva Sociolínguistica" de Erik Jacobson e mesmo sem ter ido à aula, eu li o texto e achei a leitura bem útil, não que os outros não tenham sido, mas esse texto tratou de questões importantes como por exemplo, iniciar a alfabetização a partir da bagagem que o aluno traz pra escola. Seria tão interessante se fosse essa a prática nas escolas.

Eu tenho um primo de 4 anos e na escola dele a professora alfabetiza utilizando as famílias do B COM A faz BA...Nossa, eu fico impressionada. Meu primo DETESTA ir à escola e isso me preocupa muito. Ontem a irmã dele estava lendo uma revista de horóscopo e ele disse que queria ler o horóscopo dele,eu peguei a revista e o entreguei. Tinha que ver, ele foi criando uma história a partir dos desenhos que ele reconhecia, falou do leão, do touro, do peixe...E ficou tão feliz com aquilo. No final eu disse que ele tinha lido e ele ficou rindo, todo bobo!!

Acho que utilizar o conhecimento que os alunos trazem consigo, aproveitar o interesse em determinados assuntos, pode fazer com que a alfabetização ocorra de uma maneira bem mais fácil e prazeroza.


Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Nayara, os mesmos comentários que fiz sobre o texto "Contextos de alfabetização em sala de aula" servem para esta postagem também... Procure aprofundar sua reflexão, sintetizando o texto de uma forma mais global. Assim, terá uma boa visão do mesmo e sua compreensão se consolidará. Ah, procure fazer relações com a prática, com o cotidiano de crianças...

    ResponderExcluir