quinta-feira, 4 de junho de 2009

Contextos de Alfabetização na Aula

A aula do dia 28 de Maio foi bem interessante e diferente. O professor Ivan nos estimulou a discutir o texto “Contextos de Alfabetização na Aula” de forma dinâmica e a turma toda interagiu no debate.

No primeiro momento da aula, falamos sobre a diferença entre construtivismo e sócio-construtivismo. Também vimos que a criança que chega à escola já chega com um conhecimento da linguagem escrita, pois por mais que nunca tenha freqüentado o ambiente escolar, essa criança já interagia com a sociedade, e por isso recebia a todo o momento informações e estímulos dessa linguagem.

A autora afirma que a criança já vem de uma alfabetização cotidiana e que essa alfabetização aflora quando a criança entra no ambiente escolar, e por isso, todas as crianças são capazes de aprender, pois todas possuem uma bagagem de informações que de alguma maneira poderá ser aproveitada.

Com a leitura e debate desse texto, percebi que a autora quer mostrar que a alfabetização é um processo continuo e que necessita da presença do professor como um mediador entre a escrita e o aluno.

Um comentário:

  1. Nayara, você iniciou bem a reflexão, mas para que fique bem compreendido o texto, é necessário que você evidencie um entendimento mais amplo e profundo do texto. Assim, sugiro que acrescente mais ideias que são discutidas pelas autoras. Procure fazer uma síntese de cada um dos tópicos do texto, colocando sua compreensão e estabeleça relações com a Prática.

    ResponderExcluir