Nas aulas dos dias 14 e 21 de Maio, foi trabalhado o texto "Oralidade e Escrita". Esse texto descreve as etapas e tipos de conversação e produção textual.
Também foi visto que as escolas se preocupam mais com o desenvolvimento da escrita e não dão muita importância a fala,já que as crianças já chegam nas escolas com o domínio da língua falada. Só que o desenvolvimento da oralidade é tão importante quanto o desenvolvimento da escrita. A fala ajuda na estruturação do pensamento e além disso, trabalhar a oralidade é essencial para mostrar a criança que existem momentos que ela deve falar e outros que ela deve ouvir.
Para que a alfabetização se torne mais significativa, é preciso que o professor saiba despertar o interesse nas crinças. é necessário que essa crinça não leia apenas o que está escrito, mas sim saiba interpretar o que foi lido.
O texto fala que na organização da fala e da escrita há elementos que constituem o processo conversacional, diz que a atividade conversacional é um processo que ocorre durante a interação onde existe um envolvimento entre os participantes, gerando assim uma organização (através da fala) para que seja feita posteriormente uma produção textual coerente.
Para Ventola as variáveis que compõem o modelo de organização conversacional são: Tópico ou assunto: é o meio pelo qual se estabelece o tema que será tratado com os participantes, mantendo o canal de conversação entre os mesmos. Tipo de situação: dependendo da situação em que a conversação está ocorrendo, poderão haver estímulos externos onde a mesma ficará suscetível à influências visuais, verbais e não verbais, que afetarão diretamente a conversação. Papéis dos participantes: a fala poderá ser adaptada ao contexto no qual os participantes da conversação estão inseridos. Modo do discurso: de acordo com o objetivo da interação a maneira que o interlocutor irá se expressar irá variar. Meio do discurso: é o meio pelo qual a comunicação irá se estabelecer . Para Dittmann as características básicas são: interação entre pelo menos dois falantes; ocorrência de pelo menos uma troca de falantes; presença de uma seqüência de ações coordenadas; execução num determinado tempo; envolvimento numa interação centrada. Essas características nos mostram que para haver a conversação é necessário organização, conhecimentos e habilidades para que os participantes possam interagir e interferir no texto conversacional.
A autora coloca de forma explícita a necessidade de coesão e coerencia referencial e sequencial que se diferenciam porque a coerencia referencial consiste na repetição de palavras que ocorre durante a conversação, e a sequenciaconsiste em dar sequência ao assunto.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
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Nayara, vocês receberam o Exercício Reflexivo de volta. Agora, escreva o texto a partir das respostas e poste-o aqui. Lembre-se de contextualizar como foi a atividade, ok?
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